//
Voce está lendo...
Dicas, Novidades do Sofia

Como Sombrear o Desenho.

Como sombrear um desenho? essa é uma das perguntas mais frequentes, relacionadas ao desenho, pois algumas pessoas não conseguem dar aquele efeito de degradê. bom … vou mostrar que isso não têm segredo algum, é só uma questão de perceber e entender como se comporta a sombra em determinados objetos.

1º Passo:

Antes de começar a sombrear um desenho, têm uma regrinha, “comece a sombrear da esquerda para direita”,( se você for destro) e se for canhoto, comece da direita para esquerda, POR QUE ISSO? porque quando você está sombreando o desenho acaba encostando a mão sobre ele, e inevitavelmente irá deslizar sobre ele e manchando ( claro!).Pronto esse é o primeiro passo.

2º Passo:

A escolha do lápis é de vital importância, dê preferência aqueles da linha “B”, pois nele têm mais o pó do graffiti do que o pó de cerâmica.

Essa linha de lápis têm como principal característica a maciez, existem numerações, eles começam do B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B e 9B … eu particularmente, acho interessante ter em mãos todos eles, pois existem tonalidades de sombras difíceis de se conseguir, porém com alguns eles ficam mais fáceis de se conseguir, isso para aqueles que não têm um controle na mão, ou usar somente o 4b ou o 6B, esses são mais indicados para a sombra realista.

3º Passo:

A ponta do lápis é muito importante para se atingir um resultado satisfatório, recomendo fazer com um estilete, isso não é uma exigência têm gente que prefere fazer com o apontador e conseguir um ótimo resultado, mas demorará mais tempo do que o necessário:

 Para fazer uma boa ponta para o sombreado, deve-se raspar a madeira com cuidado para não quebrar o graffiti.

 Como mostra essa imagem, isso serve para evitar que a madeira fique tocando no papel, lembrando que ao se fazer isso no lápis, irá  requerer uma atenção especial ao guarda-lo, pois será fácil quebrar a ponta.

Com a ponta feita, pegue uma lixa de unha e faça um chanfro na ponta.

 Pronto agora você têm um bom lápis para sombrear.

Para fazer o efeito em degradê, ha alguns exercícios.Tá … ok eles são chatos, mas nos ajudam para termos um controle no braço e perceber as diferentes tonalidades da sombra.

O primeiro é bem simples, construa um retângulo e divida-o em dez partes, você terá dez ( é claro!) retângulos pequenos, ai o primeiro você deixa ele em branco, e o ultimo você força bem o lápis explorando bem o limite de graffiti que ele pode soltar, e os que sobraram você vai pintando um por um, aproximando até a ultima cor.Cada tabela deve ser feita com cada lápis.

Outro exercício é desenhar formas geométricas cubos, triângulos, cones, cilindros e esferas.

      você escolhe a direção da luz e faz a sombra, agora entendam que a medida que for abaixando, a sombra vai ficando mais intensa.Faça esse exercício com todos os lápis que estiver em mãos, cada cubo com um lápis diferente.

 O mesmo se aplica aos triângulos e cada um deles deve ser feito com um lápis diferente.

Com cones e cilindros se aplica outro método, localiza o foco de luz, e onde não atinge a luz a sombra é bem intensa e indo clareando a medida que se aproxima do foco de luz.Essa imagem acima eu coloquei o foco de luz atrás, também fazer cada um com um lápis diferente.Essa forma que ocorre a sombra, também se aplica na pele humana e tudo o que tiver essa forma de cilindro como por exemplo as árvores.

E o último e o meu favorito diga-se de passagem, é a esfera, nela novamente se escolhe o foco de luz e vai escurecendo ate a parte inferior dela:

   Será um pouco chatinho de fazer cada um desses exercícios, mas se você fizer todos eles com certeza terá aberto a sua percepção e entenderá facilmente a noção de degradê.E depois você pode juntar esses exercícios e fazer uma obra de arte bem interessante.

Ex:

A maneira de segurar o lápis conta muito no sombreado, ele deve ficar quase que deitado e deve pega-lo bem distante da ponta.

Uma outra forma sensacional de aprender sombra e os degradês, é pegando uma folha qualquer fazer o contorno de sua forma e os detalhes você faz com o sombreado.

  Bom ha algo que eu quero chamar a atenção, ninguém fará sombra igual ao outro, isso é característico de dada pessoa e irá envolver a experiência de vida de cada um, alguns farão mais suaves, outros mais intensos, outros terão bastante personalidade enfim.Com a forma que você vai praticando, você irá solucionar problemas que você considerava impossíveis de se resolver.

Bom é isso espero que tenham gostado e que tenha ajudado a esclarecer dúvidas e etc …

Bem … deixem um comentário ai para nós do SO.F.I.A, e claro obrigado pela visita e até a próxima, fuizz!!!!!!!!!!

Discussão

35 comentários sobre “Como Sombrear o Desenho.

  1. Sofia esta excelente!
    Como sempre suas postagens são ótimas, muito boas mesmo, as dicas de sombreamento com lápis B são muito úteis, eu sempre usei estas técnicas em meus desenhos feitos no papel, e recomendo os exercícios para treinar a firmeza da mão, e a confiança no nosso trabalho.
    E a todos que lerão a mais esta fantástica postagem de Sofia, aconselho, por mais cansativo que seja fazer os exercícios acima, você não deve esquecer para que o amor exista exige dedicação de nossa parte, isto vale também no amor que temos pela nossa profissão e dom, de ser desenhista. Então faça porque os resultados são satisfatórios.
    Obrigado Sofia por mais esta bela e útil postagem.
    Ass.: Danilo lemos diretos de http://danilopaintdesenhos.blogspot.com/

    Publicado por danilo | 23/06/2011, 18:23
  2. caara, outro post sensacional. parabens mano, abraços!

    Publicado por eEUcomISSO [Tassio Bruno] | 23/06/2011, 20:16
  3. ameeeei , bom saber , mt obg *-*

    Publicado por Flávia | 23/06/2011, 22:49
  4. Muito bom os exercicios, gostei muito e me ajudou bastante noque desenho…
    Obrigado, Tudo de Bom.

    Publicado por Álvaro | 01/07/2011, 21:18
  5. Muito bom essa postagem vi la na comunidade Desesenhista e vim conferir, eu ja sabia fazer mais como é uma postagem muito util vim postar.
    parabens

    Publicado por Itan | 08/07/2011, 13:28
  6. Gostei :)

    Publicado por Nelson | 17/07/2011, 22:58
  7. POW ISSO VAI SER BEM ÚTIL!!! VALEW

    Publicado por fRANCESCO | 18/07/2011, 23:37
  8. SOFIA GOSTEI MUITO DESSA POSTAGEM. BEM EXPLICADO. E DE MUITO AJUDA . SEMRE É BOM APRENDER MAIS!! VALEU!!

    Publicado por alcenir carriel | 15/08/2011, 21:26
  9. que bom esse desenho eu ainda chego la , sou inciante parabens

    Publicado por alexandre | 01/09/2011, 20:54
  10. Isso é bem útil mesmo!!! Vou usar essas técnicas sempre que for sombrear um desenho!!

    Publicado por janine | 27/10/2011, 09:03
  11. Sensacional Vlw gente o/

    Publicado por Rodrigo moraes | 15/11/2011, 11:07
  12. não tenho palavras para descrever o que estou sentindo, mais posso agradecer de todo coração as dicas maravilhosas e devo dizer que meu sofrimento acabou muito obrigado. nelsinho arte

    Publicado por nelson da silva ramos | 31/01/2012, 09:30
  13. nossa agora com certeza consegui desenhar melhor obrigado

    Publicado por raphael doidim | 25/04/2012, 10:14
  14. goostei bastante

    Publicado por jhon | 17/05/2012, 06:49
  15. muito interessante, vc conseguiu falar td de uma forma bem simples, gostei muito . Parabéns pela postagem….
    Alias queria deixar aki meu msn pra que quiser trocar ideias sobre desenhos… cidinha31rz@hotmail.com .
    Um forte abraço!!!!

    Publicado por cidinha | 19/05/2012, 19:53
  16. gostei brigada pela ajuda..

    Publicado por thalia | 11/06/2012, 17:27
  17. parabéns
    ajudou

    Publicado por thalles | 14/06/2012, 08:59
  18. eu tenho dom de desenho e eu tenho 9 anos eu sei desenhar caricaturas muito bem para minha idade e meu estilo é sombreado e vou dar mais uma dica que talves possa ajudar usem senpre um grafite macio para amombrear melhor e gostei muito valeu e outra ajuda vou dar nunca fique desenhando desenhos faceis só desenhos dificieis para melhorar ;D

    Publicado por Ramom Pingui | 12/07/2012, 17:25
  19. nossa eu ameii eu faço aula de artes e a que eu preciso melhorar no smmeu professor acha quorare preciso melhorar desde quando vi isso so tiro dez obrigadah….

    Publicado por Luana | 29/09/2012, 21:27
  20. Gostei valeu! muito bem explicadinho as dicas.

    Publicado por danilo jose frança reis | 10/10/2012, 05:57
  21. parabéns ajudou muito, divulguei esse site com os meus amigos, muito obrigado >.<

    Publicado por Bruninhow Delmondes | 10/11/2012, 20:24
  22. parabens me ajudou bastante

    Publicado por welington | 10/12/2012, 05:59
  23. a minha duvida é como ter a perspectiva , apartir do esboço até a arte final com sombreamento quase que realista

    Publicado por Benilson soares | 20/03/2013, 15:22
  24. muito legal peguei um imagein para eu fazer o trabalho da escola do 8ano

    Publicado por marcela | 21/03/2013, 19:22
  25. MUITO LEGAL SUAS DICAS ADOREI AJUDOU MUITO…

    Publicado por JUCÉLLYA SOUSA | 09/04/2013, 17:23
  26. realmente muuito interessante, principalmente os exercícios muito obrigada ;)

    Publicado por le | 29/07/2013, 22:31
  27. ajudo bastante em jow !, pra quem nao tem noçao de sombreamento ( eu ), caiu matando !

    Publicado por mr.xavier@outlook.com | 05/08/2013, 12:24
  28. Adorei!
    Estou aprendendo Marchetaria e tinha muitas dúvidas sobre o sombreado. É executado de forma diferente, mas a técnica da posição da luz me abriu um novo caminho.
    Desde já fica o meu agradecimento.
    “Só os grandes sabem compartilhar conhecimento.”
    Abraços

    Publicado por Cervantes | 21/08/2013, 14:29
  29. Very good! porrado cara mas ensina a sombrear mulheres ou ocorpo humano!

    Publicado por Isaias fernandez | 02/09/2013, 08:45
  30. Esse site e otimo parabens!!!

    Publicado por larissa leandra | 04/05/2014, 13:18
  31. muito bom mesmo, amei ., me ajudou muito :D

    Publicado por Cícera | 22/05/2014, 19:30
  32. nossa gostei muito cara valeu msm por mim ajudar eu vo tentar aprender aqui :) ^^

    Publicado por stenio | 05/06/2014, 20:37
  33. Desenho a muitos anos, gostaria de agradecer as dicas pra aprimorar minhas tecnicas!

    Publicado por Lenirlopesdealmeida | 22/07/2014, 18:55

Deixe um comentário

Publicidade do Sofia

Propaganda do Sofia

[Desenho]

[Pintura]

[Contos & Crônicas]

[Livros de todos os tipos]

Twtter

Posts do So.f.i.a.

Inscreva seu Email no So.f.i.a.,
e tenha as noticias do blog
direto por aqui!

Junte-se a 17 outros seguidores

creative comuns do so.f.i.a.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

