//
Voce está lendo...
Dicas

Como usar “Nanquim”.

A técnica nanquim com toda certeza, é uma das mais utilizadas no mundo, o nanquim é uma tinta chinesa (é isso mesmo é da China,e não do Japão como alguns pensam) que foi desenvolvida a mais de dois mil anos (aposto que você não sabia disso hehe!!!).

Ela têm como característica o efeito aquoso e mantém um certo brilho no trabalho, particularmente gosto muito do nanquim, com ele é possível fazer trabalhos fantásticos.Só uma curiosidade… os artistas chineses não se interessam muito em utilizar as técnicas mais famosas tanto aqui na America como na Europa, eles usam mais a técnica do nanquim aguado conhecida como: “Aguada”, eles não se prendem aos detalhes mas sim a boa representação com harmonia, ou seja suas aguadas são fantásticas.

Enfim vamos aos materiais:

 

              Essa é uma tinta nanquim da marca Trident, essa tinta é a melhor do mercado, e claro  o preço dela é mais salgado (rsrsrs). Ultra especial nada importante 1: só pra vocês saberem o meu compasso da Trident custou 180 reais, é um compasso bom e dura a vida toda, comprei por causa da aula de descritiva I.

     Essa é da linha acrilex  estudantil, é uma tinta boa, você consegui bons resultados com ela, e o melhor de tudo é barata ( que maravilha).Ultra especial nada importante 2: É essa tinta que eu uso rsrs!!!!

  Essa é a nanquim em pedra, ela não é muito conhecida, mas é uma ótima tinta e por isso é cara, ela vem com um kit ( é uma maravilha só falta voar), bem ai você se pergunta,como se usa ela? bem ela se dissolve com água, você coloca um pouco de água nessa especie de banheira (foto) ai é só você ralar a pedra nela, ai se terá a tinta.Ultra especial nada importante 3: Eu não tenho essa, kkkkkk!!!!!

     Instrumentos:

        Como o mais conhecido, acredito que você deva conhecer, é a caneta nanquim descartável, tendo também diferenças entre as pontas como 0.2,0.3,0.5 para linhas finas e colocar detalhes e as  0.7 e 0.9 para linhas grossas e para um preenchimento mais rápido de áreas maiores .

    As recarregáveis que têm as mesmas características da descartável, com a diferença que ela se recarrega (claro), e têm que ter um cuidado especial com ela, porque ela é frágil e para entupir é muito fácil, então deve-se limpa-la constantemente após o uso.Ultra especial nada importante 4: Bem eu sou um cara preguiçoso e isso da trabalho, então eu não utilizo essa caneta, prefiro a descartável sujou … lixo.

   Olha só! … é da Trident .Ultra especial nada importante 5: Isso não é propaganda dessa marca.

   E temos o bico de pena, onde você próprio controla a linha com a pressão da mão, também têm os diferentes bicos assim como as canetas.

 olha ó estado do meu bico de pena, todo sujo de nanquim, mas não repare não (rsrsrs)!!!

  Essa é a pena onde você mergulha no recipiente com nanquim, deixando pingar o excesso.

 Outro material usado para nanquim é o pincel, e o recomendado para o nanquim é o “Pincel de Marta”, é um pincel caro, e eu falo o seguinte para você: não é obrigado ter esse pincel, qualquer pincel mole servi, mas se você quiser fazer um investimento na pesquisa do nanquim, principalmente para quem faz revistinhas no estilo mangá fica a sugestão.

  Vamos as Técnicas.

    Hachura:é o cruzamento de linhas usado para se obter o efeito de sombra no desenho.Ultra especial nada importante 6: Isso não sou eu que estou dizendo, está no dicionário do artista.

  Essa é uma técnica muito utilizada pelos artistas.

  Bom … essa técnica não têm muito segredo, você traça linhas para uma direção.

                     Depois você faz linhas cortando as anteriores.

  Uma dica: da parte que você considerar ser a mais escura, as linhas que cortam devem começar bem juntas uma da outra e a medida em que vai preenchendo elas devem ir se afastando, para se obter o degradê.

Ai você fica acrescentando mais, até chegar ao efeito desejado.

    O degradê.

 Se preferir pode colocar pontos nos espaços.

  Bem este post será enorme, por isso vou fazê-lo por partes, então até a parte dois.Vou ficar devendo um desenho com a técnica hachura, pois não gosto muito de usa-la, gosto mais do ponte liso, mas não vou deixar um exemplo sensacional dessa técnica que aposto que você não conhecia, são as notas do  nosso país, com uma ampulheta é possível ver as hachuras, e só pra saber mesmo essas hachuras foram feitas a mão por um artista plástico que não lembro o nome.

   Deixe um comentário para nós do SO.F.I.A!!!!!!!!!!!!!!!

   O SO.F.I.A foi listado entre os cinquenta melhores sites de artes, ficando no 18 posição, por isso nós do SO.F.I.A estamos em clima de festa, mas é claro que isso só é possível graças a você, e é por isso que estamos fazendo um concurso para termos um novo logotipo, onde o mascote deve ser uma raposa, bom não vale prêmio, mas os logos enviados serão postados aqui no site em cada post, o estilo é livre, então nos surpreendam.

   Caso você se interesse o logo deve ser enviado para o email:

sofia.fontedaarte@gmail.com

 Lembrando que o mascote deve ser uma raposa.E o logo deve conter o seu nome.O prazo de envios vai até o dia 31 de julho.

 Conto com a sua participação!!!!

   

Discussão

34 comentários sobre “Como usar “Nanquim”.

  1. Seus posts são muito superficiais, nada contra, mas realmente é mais do mesmo!
    Se atualize, pois estamos na net!

    Publicado por Carlos | 28/06/2011, 22:08
    • Rsrsrsrs!!! é Carlos como há no post, haverá parte dois, e o fato de estar superficial, é se eu fosse detalhar muito o post ficaria muito grande e cansativo, para esses assuntos é melhor dar uma pequena noção.

      mas nós do SO.F.I.A estamos trabalhando para tornar o blog mais interativo, nós faremos vídeo aulas mostrando mais detalhadamente as técnicas, enfim é só eu ter um sossego da faculdade de Belas Artes, ai terei bastante tempo para me dedicar ao blog!!!

      Obrigado pelo comentário!!!!!!!!!

      Publicado por Robin | 28/06/2011, 22:24
    • Olá. Robin, adorei essas dicas pois nunca experimentei nanquim, tenho o material e não sei como usar! Para quem já sabe tudo, respeito aos que não sabem, por favor… Abraço e parabéns!

      Publicado por Sonya Mello | 07/01/2013, 05:54
  2. Nanquim deixa o desenho sempre perfeito, principalmente para quem é amantes de manga.
    Técnicas ótimas Sofia, estarei ansioso por novas dicas, sei que serão bem aproveitada, por muitos desenhistas.

    http://danilopaintdesenhos.blogspot.com/

    Publicado por danilo | 29/06/2011, 00:24
    • Muito obrigado Danilo, e pode ficar pois falarei de uma técnica que eu amo o ponte liso, e acho que talvez de uma técnica que muitos não conhecem de nanquim.
      Estou planejando fazer um tutorial sobre aerógrafo, só que esse vai demorar mesmo, pois o meu ainda não chegou, rsrs, enfim não vou estragar a surpresa, para quem curte desenho animado vai adorar essa técnica.

      Publicado por Robin | 29/06/2011, 00:33
  3. Não gosto de pincel de marta porque ele é mole demais e estraga rápido. Vejo todo mundo falando dele, mas os meus estão encostados aqui, só uso de vez em nunca com aquarela.

    Eu uso bastante o nanquim com pincel de sumiê. É bem macio, forma uma pontinha boa ao mesmo tempo em que pode carregar uma quantidade boa de tinta. E o melhor: não é muito caro! Na Liberdade você acha dos grandes por mais ou menos 8 reais! É, na minha opinião de estudante de artes, o tipo de pincel mais versátil que existe, pois pode ser usado com nanquim, aquarela, guache, tinta acrílica…

    O nanquim em barra pode ser usado como aquarela em pastilha, e é bem mais fácil de ser manuseado pois a camada de tinta pode ser alterada mesmo depois de seca, o que não acontece com os nanquins que já vem líquidos(porque a maioria é à prova d’água). Pra dissolver é a mesma regra da aquarela: pouca água = tinta bem escura, muita água = tinta mais clara.

    Detalhe: tanto o pincel de sumiê quanto o nanquim em barra não são vendidos só no kit! Dá pra comprar avulso também, custa baratinho. E o nanquim não precisa necessariamente ser usado na pedra suzuri: qualquer godê dá conta.

    O único problema do nanquim em barra: ele normalmente vem com um desenho LINDO no corpo, tanto na frente quanto atrás da barra, como mostrado nessa foto aí embaixo. E para usar o nanquim é preciso estragar o desenho. Dá MUITA dó de usar! D:

    http://www.artcamargo.com.br/images/nankin%20em%20barra%20novo.jpg

    Publicado por Fer Chan | 29/06/2011, 00:59
    • Hehehe, eu no inicio era doido para ter uma dessas, depois que eu experimentei ela não vi muita diferença ai o desejo acabou, rsrsrs.
      sabe Fer Chan na minha pesquisa especificamente no nanquim (pode me chamar de louco) é o ponte liso, eu tento buscar os efeitos de hiper realismo com o ponte liso
      acho essa técnica sensacional, e por isso eu utilizo mais a caneta nanquim, e olha as pontas;0.3 e 0.5 (rsrsrs) quando paro mesmo pra fazer um desenho em nanquim eu passo horas, dias, semanas fazendo só no pontinho
      acho o efeito muito louco, e por isso sou zuado por alguns colegas que são artistas também.

      P.S: Minhas mãos depois doem pra caramba,rsrsrsrs!!!!

      Publicado por Robin | 29/06/2011, 01:13
  4. Ajudou bastante. Muito obrigado.

    Publicado por Wendel Cruz | 01/11/2011, 21:50
  5. Olá!

    Eu tenho uma dúvida sobre como utilizar nanquim em barra para técnicas de caligrafia ou sumiê…. Deve-se raspar o nanquim em barra? Como? Aonde? Por quê? huahauahua… =P

    Beijos! Obrigada!

    Publicado por Paula | 09/12/2011, 10:48
    • desculpa Paula, mas não poderemos responder a sua pergunta no momento, o responsável pela parte relacionada as artes visuais deixou a sociedade S.O.F.I.A

      Atenciosamente SOFIA!!!!!!!!!!!!!!!!

      Publicado por Drigo | 11/12/2011, 18:38
  6. quero comprar só uma caneta nanquim e online
    quero saber com q ponta devo comprar ?se puder
    me ajudar,eu tenho só 13 anos e vo criar um mangá
    mas quero ter o prazer de usar a nanquim, entao falem ai
    q tipo de ponta devo começar ???

    Publicado por Richard | 25/12/2011, 12:11
    • Richard, boa pergunta!
      Não faço ideia, isso porque se leva muito em conta o estilo do desenhista, e na finalização do seu trabalho, se você quer dar preferencia as linhas as nanquins de “0.3 e 0.5″ são ótimas.
      Eu comecei com 0.5 e depois fui para 0.3, hoje uso as duas, porque gosto de detalhes e com linhas finas da pra fazer muito bem.
      Ai vai depender do seu estilo, espero te-lo ajudado.

      Publicado por Drigo | 25/12/2011, 13:15
      • Ajudou muitoo, vou comprar uma da desgrapy trident(não sei como escreve)
        valeeu !

        Publicado por Richard | 25/12/2011, 16:01
  7. a eh me preucupei mto em perguntar e esqueci de elogiar o site e desejar um feliz natal!
    esse site é mto bom mesmo, e me ajudou tbm, pq estou criando meu mangá
    e se vc tiver msn me passa ai blz
    feliiz nataal !!

    Publicado por Richard | 25/12/2011, 12:16
  8. desculpa incomodar mas é q eu to mto confuso
    só mais essa pergunta, se puder responder !
    eu naum sei oq é melhor:
    eu comprar uma nanquim com espressura fina só pra desenhar
    e com ela mesma eu faço os preenchimentos
    ou é melhor eu comprar uma de ponta grossa pra fazer os prenchimentos
    e fazer o desenho com a caneta caneta bic ou compactor .
    de sua opinião por favor isso vai ajudar mto
    VAALEU !

    Publicado por Richard | 25/12/2011, 19:11
    • compre as duas, uma de ponta fina e a outra mais grossa!
      a 0.5 é boa tanto para traçar como para preencher.

      Publicado por Drigo | 26/12/2011, 00:24
      • um amigo meu disse q á 0.05 é boa pra traçar
        é verdade ?

        Publicado por Richard | 26/12/2011, 01:08
  9. me passe seu msn q eu quero ti perguntar algumas coisas

    Publicado por Richard | 26/12/2011, 01:10
  10. proonto!
    já fiz a compra da caneta no site
    agora é só esperar chegar
    eu comprei uma 0.5 e uma 0.3
    será q fisso uma boa escolha ?

    Publicado por Richard | 26/12/2011, 19:38
  11. Nanquim, nanquim… Tanto um herói quanto um vilão nos desenhos. Eu uso três tipos de canetas para fazer meus desenhos: uma caneta-tinteiro Trident 0,1; um caneta de ‘ponta esponjosa’ que comprei nos EUA ( infelizmente, não sei a marca, pois foi importada do Japão, e a única coisa que entendo que está escrita em seu corpo é o número 55 ); e uma caneta esferográfica 0.3 preta, para fazer alguns detalhes.

    O problema que vejo no nanquim é que ele ‘espalha': ao invés da tinta ficar apenas no ponto que você toca a ponta da caneta, ela borra um pouco para os lados. Por isso, nos detalhes mais pequenininhos e delicados, uso caneta esferográfica. Dica: quanto mais rápido fizer o traço, menos a tinta vai ‘espalhar’.

    Publicado por IRO | 18/01/2012, 11:14
    • Ela escorre pois você deve estar usando um papel de gramatura inferior a no minimo 180 gramas, um papel com gramatura menor que isso faz a tinta escorrer pelas fracas fibras do papel!

      Publicado por George Alan | 28/12/2013, 20:46
  12. eu acho o nankim muito interessante para arte final… comecei a lidar com ele a pouco tempo… do meu ponto de vista exige muito mais coordenação que o lápis e isso vai ser um pouco trabalhoso para mim… treino =( até agora tenho usado pigment liners da Staedtler e ainda estou pegando a manha para criar volumetria nas linhas para colorir… ainda nao me arrisco a hachurar para mudar um pouco os estilos… ou pinto de preto e branco com lapis preto ou pinto com lápis colorido… Em parte eu também tenho que me soltar mais com estas canetas e tentar outras coisas… pena, pincel…

    Publicado por Romulo | 19/02/2012, 13:57
  13. Eu estou interessada em fazer sumie ê. Onde procurar na Liberdade?
    grata

    Publicado por Maria Célia De Santi | 25/03/2012, 19:11
  14. pow vcs deveriam fazer videos pois este pots esta muito superficial
    coloque mais conteudo , exemplos mas dinamicos que causem impacto .

    Publicado por thavron | 25/05/2012, 12:12
  15. Cara,minha caneta o.3 quebrou e eu queria saber se a 0.4 tambem é boa pra fazer hachuras e linhas de movimento ?

    Publicado por Hiroshi | 30/08/2012, 17:04
  16. Reblogged this on Mistakes.

    Publicado por Satie | 14/10/2012, 19:36
  17. Adorei sua postagem, preciso fazer um trabalho e queria saber se você pode colocar um pouco mais de detalhes porque no google não estou encontrando quase nada sobre este assunto.

    Publicado por Nathalia Martin | 12/11/2012, 16:20
  18. Adorei as dicas,já que estou começando também a usar nanquim pra fazer meus desenhos

    Publicado por Dório Feitosa | 25/11/2012, 22:09
  19. Me perdoem a ignorância, mas é possível carregar um cartucho de tinta hp com 5ml de nanquin preto e imprimir em uma folha 20% plástico e 80% papel (tipo caixa de leite integral) ?

    Publicado por Marta | 20/03/2013, 21:46
  20. desculpe a sinceridade mas eu não vi nenhuma dica util ,quer dizer nada de mais né
    nankim caneta nankim e pincel caligrafico , tudo normal mostra um desenho seu , tecnicas é inportante , mas o mais importante é o trabalho de obeservação de linhas de traço de cores e sombras e luz desculpe mais uma vez mas fazer risquinhos minha sobrinha de 7 anos tambem faz e ficam mais retos que os teus XD

    Publicado por franciele nunes monteiro | 07/04/2013, 12:19
  21. tudo ótimo…queria ver alguns desenhos seus ai como exemplos ….para ajudar entender mais essas técnicas de que vc fala…fiquei curiosa rsrsrrs

    Publicado por Aline Santana da Silva | 21/12/2013, 17:46
  22. Ola…..gostaria de saber como ou onde consigo esse material…..e mais umas dicas….obrigado pela atençao…..

    Publicado por thaismara | 21/04/2014, 22:10
  23. Oi, eu uso nankin no pincel e na caneta recarregável, outra vantagem da caneta é que usando a tinta nankin ela sai muito mais forte e bonita do que a caneta nankin que não carrega! ;)

    Publicado por Eliza M. | 14/06/2014, 22:31
  24. Olá, obrigada pelas dicas. Me ajudaram muito, além das informações, é claro.

    Publicado por Maisa | 15/07/2014, 14:00

Deixe um comentário

Publicidade do Sofia

Propaganda do Sofia

[Desenho]

[Pintura]

[Contos & Crônicas]

[Livros de todos os tipos]

Twtter

Posts do So.f.i.a.

Inscreva seu Email no So.f.i.a.,
e tenha as noticias do blog
direto por aqui!

Junte-se a 17 outros seguidores

creative comuns do so.f.i.a.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

